Sábado, 5 de Abril de 2014
De crescer água na boca

 

Hoje vou falar de 2 projetos que começaram quase por brincadeira, mas que se tornaram num caso sério. Duas ideias, dois conceitos de mentes empreendedoras, que literalmente resolveram meter a mão na massa.

 

D. Pernil

 

Quantas vezes chegamos a casa, cansados após uma semana de trabalho e sem vontade de ir para a cozinha? Principalmente, sem vontade de comer o trivial. Estamos simplesmente num daqueles dias em que não nos apetece um jantar típico, mas algo mais leve, mais pitoresco, com sabor caseiro, que nos eleve o espírito e sacie a gula.  Sim, porque todos cometemos o pecado da gula...e ainda bem, ou nunca experimentaríamos este ou aquele restaurante. Foi este o mote que me levou a conhecer a Taberna D. Pernil, uma casa de petiscos, a dois passos do Porto, mais concretamente na MaiaUma taberna tradicional e muito, muito simpática. Que se pode comer na D. Pernil? Tanta coisa...

A especialidade da casa é a sande de pernil com queijo da serra, mas os tradicionais petiscos como o presunto, o salpicão, as pataniscas, os bolinhos de bacalhau ou a alheira com grelos salteados não faltam. Não deve deixar de provar uma iguaria única: fatia de pão com morcela, regada a queijo de cabra gratinado, tudo muito estaladiço. Hhuummmm...parece que ainda sinto o sabor.

Caso decida com tempo, visitar este templo de petiscos, pode encomendar o arroz de cabidela, o polvo ou  naco de carne à D. Pernil.

Tudo feito na hora, pelas mãos sábias da chef de serviço, a D. Arminda. 

Tenho a certeza que voltarei. Primeiro porque se as expetativas eram altas, foram superadas, não só pelos sabores como pela simpatia com que fui atendida por toda a equipa.

A D. Pernil é um projeto familiar mas com grande potencialidade. Não é à toa que já consta nos roteiros da gastronomia do Grande Porto e recomendada pela revista Time Out.

Ah...já me esquecia, tem serviço de take-away.

 

 

Doce Papoila

Tem alguma graça, depois de falar de petiscos, vir falar-vos de produtos mais light. Uma coisa é certa: também fazem crescer àgua na boca e vão perceber porquê. Dizem que os olhos são os primeiros a comer e neste caso não podia estar mais de acordo. A imagem gráfica está bastante gira, a imagem dos produtos remete-nos de imediato para o caseiro.

A Doce Papoila, começou com uma brincadeira, um passatempo para os seus criadores, que face ao rigoroso inverno, se viram impossibilitados de praticar o seu desporto favorito, escalada.

Para passar o tempo, resolveram meter a mão na massa e aproveitar os dotes culinários que sempre tiveram. Desportistas por hobbie, porque não criar uma linha de produtos para os ajudar a manter a linha de forma saúdável e equilibrada? A primeira "fornada" foi posta à prova, quando este casal empreendedor, resolveu presentear os amigos com alguns destes produtos.

O ponto alto desta aventura resultou da publicação de um artigo no blog "Dias de uma princesa". A partir daí, nunca mais pararam e as encomendas também não. Que bom!

Afinal, que podemos comprar na doce Papoila? Tantas coisas boas! Granolas, barras de cereais, bolachas, biscoitos...

A base dos produtos Doce Papoila é a aveia combinada com sementes, fruta e frutos secos. Os produtos são caseiros, não têm qualquer tipo de corante, conservante ou de aditivo. Uma particularidade muito interessante, é que tudo é feito no forno lá de casa e não saem duas fornadas iguais, o que me cativou ainda mais.

Vê-se que tudo é feito com amor. Vamos ver até onde  o vento leva as sementes desta papoila...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por blogdascoisas às 14:27
link do post | comentar | favorito
.pesquisar
 
.Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
.posts recentes

. Caixa de recordações

. Douro acima.

. Adeus manchas cutâneas

. Sem palavras!!!

. No harém de Kadhafi

. Malas de cartão

. Azul do céu e do mar.

. Carteiras, tralhas e gent...

. Destinos exóticos

. Os 6 sentidos

.arquivos

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

.tags

. todas as tags

blogs SAPO
.subscrever feeds
Em destaque no SAPO Blogs
pub